Pin It

20 comidas que os diabéticos devem evitar de todo jeito!

Quando alguém é diagnosticado com diabetes, a primeira instrução que recebe é fugir dos alimentos ricos em açúcar. Então as pessoas deixem as sobremesas de lado e partem para outras alternativas. O problema é que muitas dessas alternativas, que julgamos ser saudáveis, podem ser um veneno para os diabéticos.

Nesta matéria, separamos uma lista de 20 alimentos que são maléficos para quem tem diabetes, mas nem todo mundo sabe disso. Veja:

1. Frutos secos

Quem diria, não é mesmo? Os frutos secos são ricos em fibra e nutrientes, mas os diabéticos do tipo 2 devem passar longe. O que acontece é que, como são alimentos desidratados, a concentração de açúcar é maior.

2. Arroz branco, pão e farinha

Não é uma grande novidade, mas muita gente ainda desconhece que esses carboidratos se transformam em açúcar dentro do organismo. O melhor a fazer é substituí-los por aveia ou quinoa.

3. Gordura láctea

Acredite: mesmo sendo integral, o leite não é uma boa opção.
Na verdade, o leite integral contém mais gordura e aumenta ainda mais o colesterol ruim (LDL).

A gordura de produtos lácteos aumenta o risco de doenças cardíacas e a resistência à insulina. Por isso, se você tem diabetes do tipo 2, fuja de creme de leite, iogurtes, sorvete e queijos.

4. Carne gorda

Da mesma forma que o leite faz mal, a carne gordurosa também. Isso porque ela é rica em gorduras saturadas que aumentam o colesterol, inflamando todo o corpo.

Quando a pessoa é diabética, a situação é ainda pior, pois as chances de desenvolver problemas cardíacos também se eleva. Você pode substituir a carne vermelha gorda por frango sem pele, peru ou peixe, por exemplo.

5. Alimentos de padaria

Todas aqueles lanches de padaria, como bolo, pastel, coxinha e empada devem ser evitados. Isso porque eles contêm quantidades elevadas de sódio, glúten e gorduras.

6. Frituras

A maioria dos alimentos fritos, além de ser carregados de óleo, também são cobertos de farinha de trigo. As frituras são supercalóricas. Evite!

7. Álcool

O álcool altera os níveis de açúcar no sangue. Por isso você deve consultar seu médico para saber o tipo e a quantidade de bebida que pode consumir, se você tiver diabetes.

8. Sucos

O suco pode até ser natural da fruta e mesmo assim fazer mal aos diabéticos. Isso porque muitas frutas são carregadas de frutose (açúcar das frutas), como laranja, mamão, manga e abacaxi (maduro).

9. Doces

Só para constar: os doces são ricos em açúcar e têm baixo valor nutritivo – ou seja, são um verdadeiro perigo à saúde.

10. Cereal

Esta é uma opção prática de café da manhã, mas a maioria dos cereais são carregados de açúcar e substâncias que intoxicam o organismo.

11. Barrinha de cereal

Ela tem lá seus benefícios, mas não para o diabéticos. Isso porque pode fornecer açúcar e carboidrato, a fim de garantir a energia que promete.

12. Banana e melão

Como já falamos, algumas frutas contêm muita frutose. E, quem precisa evitar o excesso de açúcar no sangue, deve fugir da banana, melão e pêssego, por exemplo.

13. Café cappuccino

Você já deve imaginar que é fora de cogitação, não é mesmo? Esse tipo de café contém açúcar e leite, tudo o que é péssimo para a saúde, principalmente dos diabéticos.

14. Carne processada/embutida

Alimentos processados são ruins para qualquer tipo de pessoa, mas é ainda pior aos diabéticos. A carne processada, por exemplo, é rica em sódio. E, para quem não sabe, o sódio dobra o risco de ataques cardíacos e derrames em diabéticos.

15. Smoothie

Embora seja rotulado como uma bebida muito saudável, não podemos negar que contém grande quantidade de açúcar.

16. Comida chinesa

Apesar de ser saborosa para muita gente, a comida chinesa é geralmente bastante calórica. Como tem muita gordura, muito sódio e hidrato de carbono, contribui para aumentar os níveis de açúcar no sangue. Não é a toa que os diabéticos devem evitá-la.

17. Água aromatizada

Assim como os smoothies, a água aromatizada é vendida como uma bebida saudável. No entanto, trata-se de uma alimento carregado de açúcar.

18. Pizza congelada

Muitas famílias adoram ter uma caixa de pizza na geladeira.
Não negamos a praticidade e, em alguns casos, o delicioso sabor. O problema é que esse tipo de alimento é bastante calórico, o que causa aumento de açúcar no sangue. Imagine o dano que pode causar numa pessoa diabética.

19. Nachos mexicanos

Eles são os preferidos de muita gente, mas também são calóricos. Para você ter ideia, uma porção pode conter 830 calorias, 59 gramas de gordura e 39 hidratos de carbono. Ou seja: péssimo, principalmente para os diabéticos.

20. Hambúrguer

É um alimento cheio de gordura saturada, que eleva o colesterol.

Veja também: Alho destrói 14 Bactérias e combate mais de 20 Doenças – Basta utilizar desta forma!

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.