Pin It

10 alimentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue e ajudar a controlar o diabete

Diabetes, como a maioria já deve saber, é uma doença crônica muito comum. A principal causa está na má alimentação e na vida sedentária. O problema, se não tratado, pode danificar vários órgãos. A doença surge devido à deficiência de um hormônio secretado pelo pâncreas, chamado insulina.

A insulina tem a função de armazenar glicose, ácidos graxos e aminoácidos em seus depósitos para diminuir a concentração de açúcar no sangue.

Existem dois tipos de diabetes:

1. O diabetes tipo 1: a deficiência de insulina é causada pela autodestruição imune das células que a produzem. Compreende 3 a 5% de todos os casos de diabetes e surge normalmente na infância ou adolescência.

2. Diabetes tipo 2: é causada por um defeito na liberação de insulina pelo pâncreas ou na resistência de tecidos a esse hormônio, como músculo, cérebro e fígado. A dieta é a chave para um diabético viver bem. Pensando nisso, resolvemos apresentar 10 alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue. Veja:

1. Aveia

Contém fibras e uma grande quantidade de nutrientes, como magnésio, ácido fólico e ômega-3 em seus componentes. Além disso, contém componentes químicos de natureza vegetal, como lignanas e flavonoides, que contribuem para a prevenção de várias doenças crônicas, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. O consumo aveia é muito importante para prevenir o diabetes.

2. Azeite de oliva

O azeite de oliva tem uma grande quantidade de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas. Por isso, é tão especial em relação aos outros tipos de óleos.

Ele pode diminuir os níveis de glicose no sangue e até ajudar a perder peso, lembrando que a obesidade é uma das principais causas de diabetes.

A melhor escolha é o azeite de oliva extravirgem, pois contém mais de 30 agentes antioxidantes e anti-inflamatórios. Você só precisa usá-lo nas saladas (ele é melhor quando não aquecido).

3. Nozes e amêndoas

Nozes e amêndoas são ótimas para os diabéticos. Isso porque elas contêm gorduras naturais necessárias para o nosso corpo, como fibras e vitamina E – que ajudam a manter níveis estáveis de glicose no sangue e boa função cardíaca.

O ideal é que os diabéticos deixem as nozes de molho num copo de água antes de dormir, a fim de evitar a ação de seus inibidores enzimáticos.

4. Iogurte

Uma boa opção para os diabéticos pode ser o consumo de iogurte natural baixo teor de gordura e sem nenhum açúcar. Assim, é possível satisfazer as necessidades de cálcio, perder peso e diminuir a resistência à insulina de forma natural. Ele pode ser consumido com cereais, frutas ou sozinho.

5. Canela

A canela é simplesmente maravilhosa! Ela contém vários componentes que atuam sobre o metabolismo de carboidratos e colesterol, promovendo a redução e o armazenamento correto de açúcar no sangue. Para desfrutar de suas propriedades, você pode beber um chá.

Se não tiver a canela em pau, basta adicionar uma colher (chá) de canela em pó numa xícara de água quente.

6. Feijão branco

Este alimento é rico em fibras e minerais, como magnésio e potássio. Como ele retarda o processo de digestão, facilita a estabilização dos níveis de glicose no sangue.

7. Batata-doce

Ela é rica em antioxidantes, como betacaroteno e vitaminas A e C, que podem ser trocados por batatas regulares pelo índice glicêmico inferior. *** Ela deve ser consumida com a casca, pois é onde está a maioria dos nutrientes.

8. Folhas verdes

Consumir folhas verdes é bom para a saúde de todo mundo, principalmente dos diabéticos. Isso porque elas têm uma taxa muito baixa de calorias e carboidratos e altos níveis de minerais, fibras e vitamina C.

E o que isso significa?

Que as folhas verdes contribuem para a diminuição dos níveis de glicose no sangue. Legumes como rúcula, acelga e repolho são ótimas opções.

9. Peixe

Ômega 3 é um ingrediente maravilhoso na dieta de diabéticos e pessoas com problemas cardíacos. Por isso, se for o seu caso, invista no consumo de peixe.

O peixe é uma fonte muito rica em ácido graxo, além de ter muita proteína, o que o torna um substituto excelente para carnes. Comer peixe duas vezes na semana já é o suficiente.

10. Frutas vermelhas

Estamos falando de frutas, como amora, framboesa, morango…
Elas são ótimas quando o corpo pede doce. Além de terem um baixo índice glicêmico, estas frutas são ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, que ajudam a prevenir câncer, hiperglicemia e doenças cardíacas.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.